Escolas Hermann Müller e Arthur da Costa e Silva recebem palestra do Projeto Piava

1

As duas escolas municipais localizadas no bairro Rio Bonito, em Pirabeiraba, recebem nesta quarta-feira, 1 de novembro, a partir das 8h30 na Escola Hermann Müller e a partir das 10h30 na Escola Arthur da Costa e Silva, a palestra do Projeto Piava – Prevenção a Incidentes de Afogamentos no Verão em Água Doce.

O projeto tem como objetivo orientar a população sobre os cuidados ao utilizar os rios dessas regiões, principalmente no verão. Em paralelo, também é trabalhada a questão ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza.

O Projeto Piava existe desde 2004, por meio da Defesa Civil/Nudec. Ele é realizado por voluntários que sempre auxiliam o órgão em suas ações. Esses voluntários formam o Núcleo de Defesa Civil (Nudec), responsável pela organização e apresentação das palestras.

Depois das palestras nas escolas, o projeto se estende para os rios, pontos de banho que foram mapeados pela Defesa Civil e onde são feitas as blitze educativas nos domingos (alternadamente) de dezembro a março, onde são passadas orientações aos banhistas que se encontram no local.

Cuidados a serem observados nos banhos de rio: escolher um lugar seguro; conhecer a profundidade do rio, observar a correnteza e verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos; observar as condições climáticas e eventos naturais como enxurradas; evitar mergulhar ou observar atentamente o local (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos).

Foto: Arquivo Viva Pirabeiraba / Divulgação
COMPARTILHAR

1 Comentário

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here