Festa da Padroeira traz momentos de fé e de diversão em Rio Bonito

0

A Capela Nossa Senhora Auxiliadora situada à Rua XV de Outubro no bairro Rio Bonito, recebeu centenas de pessoas na festa da padroeira neste domingo dia 22, na área externa da igreja que foi coberta para maior comodidade, pois a chuva prevista, se manteve durante todo o evento.

A programação da festa, teve início às 08:00 com a Santa Missa que foi transmitida ao vivo pela Rádio Pirabeiraba e conduzida pelo padre Marcos Friedrich do bairro Bom Retiro, que salientou em meio à homilia: “Hoje é um dia muito importante, porque podemos comemorar aqui a festa da padroeira e a festa da Trindade também comemorada hoje, quando em comunidade, celebramos o plano de Deus para nossas vidas em confraternização e assim, podemos conhecer o Seu amor”.

Um momento de muita comoção e renovação de esperanças entre todos, veio quando colocado ao vivo via telefone, o padre Carlos Afonso que lidera a capela local e que se encontra hospitalizado, fez sua saudação e trouxe boas notícias a respeito de sua saúde. Após, o padre Marcos Friedrick com todos os presentes, rezaram pelo padre Carlos, finalizando com o momento eucarístico e uma homenagem aos fundadores da Comunidade, o Sr. Pascoal e esposa e o casal Possamai.

O padre Elias que foi o primeiro padre da capela no ano 2000 declarou: “Estou alegre por estar perto nesta festa da comunidade. Que quando paróquia, seja de muito sucesso. Agradeço a todos da organização por me trazer para estar hoje com vocês”.

Após, o vereador Odir Nunes junto ao Diego Machado da Rádio Pirabeiraba, deram início às apresentações culturais, com o Grupo Italiano Fiori Alpini de Joinville, juntos há 10 anos.

-Grupo Folclórico Alemão Windmühle, da Sociedade Cultural Lírica. Segundo o seu Coordenador Willian Huch: “Desde 1988 segue-se a ideia de trazer a cultura germânica, com trajes originais, abrangendo crianças, adultos e master”.

-Demonstração de Karatê pelo Grupo DOJO SHOTOKAN por crianças de 6 a 12 anos com o professor Luíz Oliveira que esclarece: “O karatê remete ao passado e investe na formação do jovem no convívio social e em valores”.

-Demonstração de Muay Tay pela academia King boxing do Bairro Iririú com o professor Érick: “Vamos mostrar nesta arte milenar, nosso aquecimento e um pouco da luta”.

-Street Dance com o Grupo JUSC (Igreja Nova Geração), acompanhados pelo pastor Serginho que declarou: “Nos sentimos muito felizes por poder participar deste evento comunitário, para que a sociedade e as famílias possam desfrutar da possibilidade da confraternização no amor de Deus e gerar a cada dia mais, a solidariedade.”

-Dança Folclórica Gauchesca com Amigos do Chimarrão do Centro Comunitário do Bairro Costa e Silva.

-Grupo Folclórico Japonês ShyuDaiko (Tambores e danças japonesas). Integrante do grupo, Fábio Seiji Sacurado afirma: “O grupo existe há 8 anos, trazendo temas originais de vários locais do Japão”.

-Apresentação de Bandeonistas do Bairro Vila Nova, sob liderança de Dorival Trapp, que se seguiu também nos primeiros momentos do almoço festivo, que contou no preparo, com as hábeis mãos das cozinheiras do Heremitério.

Em trajes típicos, compareceram: Larissa, primeira rainha da Festa da Padroeira de 2015 e 2016; Mayra, rainha da Festa da Colheita de 2014 e Lavínia, rainha da Festa da Colheita 2015 ambas do Bairro Dona Francisca; Aline, rainha da Festa da Primavera da Escola Guilherme Zuegue.

Várias personalidades públicas marcaram presença no evento e sendo citadas, receberam o agradecimento do vereador Odir Nunes pela presença. O prefeito Udo Döhler ressaltou: “O evento faz parte do calendário da cidade. Prestigio este trabalho importante, por valorizar as famílias e trazer valor espiritual.

Dentro da capela, teatro infantil com Tio Robson e Nenem, que com fantoches e um grupo de crianças, fizeram uma releitura do início da capela e seus fundadores, baseado no Salmo 122 que diz: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. As diversão da garotada foi garantida em uma área exclusiva e também coberta, com vários brinquedos infláveis e cama-elástica. Além do trenzinho Kruger que ficou circulando pelo bairro na companhia das rainhas, citadas acima.

No encerramento das apresentações, a bênção do padre Anderson da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pirabeiraba: “Assim como a chuva forte que cai, sejam as chuvas de bênçãos na vida de cada um aqui. Que Deus seja nossa maior alegria”.

Segundo Gilson Sohn da equipe organizadora da Festa: “Foram vendidos 1.300 almoços. Se somarmos às crianças que não pagaram, recebemos 2.000 pessoas”.

Seguiu-se o restante da tarde com sorteio de prêmios e o reconhecimento da organização da festa aos muitos colaboradores, empresas, à comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, que tornaram possível a realização do evento. Gratidão aos moradores locais e visitantes de diversas localidades da cidade que não se detiveram por conta da chuva e compareceram.

Redação Viva Pirabeiraba,
por Maria Cláudia Bergmann

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here