Procon Joinville orienta sobre cuidados com as compras na liquidação Black Friday

O consumidor deve analisar a real necessidade de adquirir o produto, evitando as compras por impulso e o superendividamento.

0

A Black Friday, tradicional liquidação que ocorre nesta sexta-feira (24), em lojas físicas e na rede on-line, pode trazer vantagens para o consumidor, mas também pode provocar prejuízos e aborrecimentos.

Para evitar que o consumidor enfrenta problemas neste dia, o Procon de Joinville está divulgando orientações, principalmente em relação às compras pela internet.

O gerente do Procon Joinville, Kleber Degracia, lembra que observando essas orientações o consumidor pode evitar problemas ou incômodos futuros com as compras.

Em caso de dúvidas ou problemas com os fornecedores, o consumidor deve entrar em contato com o Procon por meio do telefone 151 ou pessoalmente na rua Saguaçu, 265, das 8 às 17 horas.

O gerente do Procon ressalta também que o consumidor deve analisar a real necessidade de adquirir o produto, evitando as compras por impulso e o superendividamento.

Confira as dicas preparadas pelo Procon Joinville:

• Verifique as informações dos sites de venda ENDEREÇO – CNPJ – CANAIS DE CONTATO (estas informações são obrigatórias para sites nacionais);
• Verifique se o site não consta da lista de sites não aconselhados pelos PROCONs (lista pode ser consultada no link http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php);
• Cuidado com ofertas recebidas por e-mail – entre no site da loja diretamente para efetuar a compra (só entre em sites com terminação .br);
• Cuidado ao utilizar computadores de terceiros (lan house, por exemplo);
• Imprima ou salve todos os documentos referentes à compra;
• Faça pesquisa prévia de preços e/ou utilize ferramentas de comparação de preços;
• Atenção aos preços dos fretes que podem ser cobrados do consumidor;
• No ato da entrega, só assine o documento de recebimento após examinar o produto, caso não seja condizente com a sua compra, não receba;
• Lembre que o consumidor tem prazo de 7 dias para arrependimento, válido somente para as compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet), previsto no art. 49 do CDC.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here