Bombeiros Voluntários fazem rondas de prevenção em locais de banho nos rios da área rural de Joinville

A ação integra o Projeto Piava, Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água.

2
Pontos tradicionais de banho nos rios de Joinville estavam tomados por banhistas por causa do forte calor - Fotos Divulgação / CBVJ

Os bombeiros voluntários de Joinville fizeram, neste domingo (17) o segundo dia de rondas de prevenção em locais de banho nos rios da área rural de Joinville, uma ação que integra o Projeto Piava – Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água.

A proposta é desenvolver junto à comunidade a percepção de riscos relacionados às atividades de lazer nos rios da região, bem como divulgar conceitos de Defesa Civil e alertar para as necessidades da preservação do meio ambiente.

Segundo o líder da equipe aquaviários, Sidnei Andrade, os bombeiros visitam 19 locais mais frequentados por banhistas no verão nos rios Piraí, Quiriri, Cubatão, da Prata e Bonito. Os pontos são demarcados pela Defesa Civil por oferecer algum tipo de risco ao banhista como afogamento, quedas de ponte, escorregamento em pedras, lesão na cabeça em decorrência de mergulho, entre outros.

Neste domingo, participaram das rondas os bombeiros voluntários Leandro Dresch Jackson Anzini, Kleison S. Vital e Rafael Wittkowsku. Segundo Andrade, nos pontos visitados havia de 70 a 130 banhistas, dado o forte calor. “Há muitas famílias se refrescando nesses lugares, mas infelizmente ainda precisa de maior conscientização quando a preservação ambiental. Deixam muito lixo depois do dia de laser”, disse.

rondas-bombeiros-voluntarios-02

Cuidados a serem observados nos banhos de rio

– Escolha um lugar seguro: procure informações sobre a profundidade do rio e do local; observe a correnteza e verifique a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
– Verifique as condições climáticas e eventos naturais, como enxurradas;
– Evite mergulhar, o risco de acidente é maior;
– Se comer, evite entrar na água;
– As crianças devem estar sempre com adultos;
– Evite ficar em áreas com grande profundidade;
– Procure ficar próximo das margens e perto de pessoas.

Outras dicas também podem ajudar

– Procure materiais flutuantes como boias, bolas, câmara de pneu para arremessar a uma pessoa que esteja se afogando;
– Use um bambu, vara ou toalha para tentar ajudar a pessoa a sair da água;
– Nunca use as mãos ou tente salvá-la se não tiver experiência. A pessoa em perigo está desorientada, pode agarrar quem tenta socorrê-lo e causar risco de afogamento a ambos;

Muita atenção: após dias de chuva, rios apresentam forte correnteza e presença de vegetação e pedaços de madeira arrancados das margens.

COMPARTILHAR

2 Comentários

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here