Maior calçada contínua da cidade é entregue no Rio Bonito

0

“Agora podemos caminhar com segurança”, dizia a faixa da Associação de Moradores do Bairro Rio Bonito, em referência à entrega, neste sábado (16/6), da nova calçada da rua 15 de Outubro, principal rua do bairro, região de Pirabeiraba. A obra, para uso de pedestres e ciclistas, foi executada com recursos da Prefeitura, por meio do Orçamento Participativo (OP), e dos moradores.

As atividades começaram com uma caminhada de cerca de 1,5 km, do posto Shell até a Praça do Rio Bonito, também na rua 15 de Outubro, onde representantes da Prefeitura e moradores se reuniram para comemorar a obra. A festa contou com o sorteio de brindes cedidos pelo comércio local e com o plantio de algumas árvores na praça. No total, 300 árvores – de porte menor devido à fiação elétrica – estão sendo colocadas junto ao calçadão do Rio Bonito.

O trecho entregue neste sábado é do lado direito da rua, sentido sul-norte, e tem 3,3 km de extensão. Do lado direito, são mais 2,6 km de calçada, cuja execução foi concluída no ano passado. A rua 15 de Outubro ganhou, portanto, ganhou quase 6 quilômetros de calçada para uso compartilhado de pedestres e ciclistas. É a maior calçada contínua já construída pela Prefeitura, em conjunto com a comunidade, na história da cidade.

Tanto a calçada da rua 15 de Outubro (os dois lados) quanto a praça do Rio Bonito foram viabilizadas com recursos do Orçamento Participativo. “Com o OP, tivemos a oportunidade de dizer o que a comunidade queria e precisava. O resultado é esta praça e esta calçada, pedidos que hoje são realidade”, disse o representante dos delegados do OP de Pirabeiraba, Mário Arteaga.

A obra foi executada dentro do programa Calçada Legal, por meio da adesão dos proprietários. A Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb) utilizou os recursos do Orçamento Participativo para cobrir os custos de infraestrutura, como meio-fio e terraplenagem do passeio. Os proprietários se comprometeram com o custo da calçada e do canteiro de grama em frente aos seus imóveis, que pode ser pago em até 15 vezes. O retorno deste recurso é reinvestido em obras de calçada no bairro. A Secretaria Distrital de Pirabeiraba também contribuiu com homens, máquinas e caminhões para o envio e retirada de material. O valor da obra, que contempla 3,3 km de calçada, é de R$ 105.810,40.

Construída de acordo com a legislação vigente, a nova calçada recebeu grama para possibilitar o plantio de flores e árvores junto ao meio-fio, e a rua recebeu nova sinalização de solo e placas. A concretagem foi executada por empreiteira contratada. Já a jardinagem foi feita pelos apenados da Penitenciária e do Presídio, por meio do projeto Passo a Frente.

“A calçada ficou do jeito que combinamos”, elogia o presidente da Associação de Moradores do Rio Bonito, Albano Schulz. Ele conta que, ao visitar cada casa, ficou emocionado com a adesão dos moradores. E também ressalta o empenho dos órgãos da Prefeitura, especialmente dos profissionais da Conurb, na execução da calçada. “Esta obra, que era uma luta da comunidade, foi feita com muito amor e carinho”, revelou.

O prefeito Carlito Merss lembrou que uma das primeiras obras no bairro foi o asfaltamento de um trecho de 1,4 km da rua 15 de Outubro, que era em paralelepípedo. Este trecho também recebeu ciclofaixa. “Mas nos chamava a atenção o risco que pedestres e ciclistas corriam nesta rua por não haver calçada. É uma alegria ver que esta obra trouxe mais segurança”, disse.

A segurança também foi enfatizada pelo secretário Distrital de Pirabeiraba, Nelson Bansen. “Os acidentes com pedestres e ciclistas diminuíram com a construção da calçada de uso compartilhado”, disse. O vereador e ex-secretário Distrital, Sidney Sabel, enfatizou o apoio dos moradores nas ações efetuadas no Rio Bonito.

“Todas as obras tiveram a participação da comunidade”, destacou.

Fonte: Maior calçada contínua da cidade é entregue no Rio Bonito

COMPARTILHAR

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here