Há necessidade de mais Conselheiros Tutelares para o tamanho de Joinville

0

Dia 18 de novembro é nacionalmente dedicado ao Conselheiro(a) Tutelar, a data foi instituída no ano de 2007, em reconhecimento ao profissional que se dispõe a aprender diariamente com os imprevistos e situações vividas por crianças e adolescentes que tem seus direitos violados, podendo aplicar medidas de proteção que são instituídas pela lei baseada no Estaturo da Criança e do Adolescente (ECA), prestando o apoio que lhe cabe também à família afetada. Não aplica medidas judiciais, mas pode realizar encaminhamentos ao Ministério Público, quando uma situação chega a infringir o ECA, daí há um leque de ações que tem liberdade para desempenhar, são medidas instituídas pela lei.

Claudine Schatzmann Alves que foi eleita pela região Norte em 2015, declara: “Nestes 11 meses como conselheira tutelar, tenho tido conhecimento da rede de atendimento que o município disponibiliza para as famílias e diretamente para as crianças e adolescentes que tem seus direitos violados. A demanda é extensa e há necessidade de que hajam mais Conselheiros Tutelares que para o tamanho de Joinville deveriam ser 25 no mínimo, para que possamos atuar da maneira como gostaríamos“.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima, por telefone, pessoalmente, por e-mail, carta e Disque 100. Para que o fato seja averiguado, se faz necessário o nome da vítima, responsáveis, endereço e a descrição do direito ameaçado ou violado. Contato do Conselho Tutelar da Região Norte  (47) 3433-3740  Avenida Doutor  Paulo Medeiros, 401 – Centro.

Redação: Maria Cláudia Bergmann
Foto: Arquivo / Viva Pirabeiraba
COMPARTILHAR

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here