Grupo de convivência Corpo Ativo comemora seu primeiro ano

0

Em 15 de Junho  de 2015 a educadora física Laís Arrivabene Coelho, reuniu um grupo inicial de 5 pessoas nas dependências da UBSF de Pirabeiraba, dando vida à proposta trazida pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que consistia em criar um grupo onde os moradores locais pudessem praticar exercícios, cuidando assim da saúde física e como forma de convivência, da saúde mental.

Assim nasceu o grupo Corpo Ativo, que se consolidou e hoje tem uma frequência regular de 25 pessoas, que dispõem de instruções de profissionais da área de psicologia, terapia ocupacional, nutrição e educação física. “Os exercícios físicos englobam alongamentos, fortalecimento muscular nos aparelhos, caminhada/corrida e treino funcional. Não precisa ter experiência e não há limite de idade e se houverem pessoas com limitações e restrições, temos 3 agentes de saúde e uma enfermeira para acompanhá-los” – Laís Arrivabene Coelho.

A Sra. Gretyi Dablander, 84 anos é a participante mais experiente da turma e declara: “Sempre fiz exercícios físicos, me fazem muito bem, me distraio e faço amigos“, garante Dablander. Os bônus que a atividade física tem trazido aos integrantes do Corpo Ativo, tem sido observados em várias áreas de suas vidas. Os relatos falam por si só:

Há 1 ano eu estava restrita, não saia. Passava com psicóloga, psiquiatra e tomava 8 remédios por dia. Hoje só preciso de 2, hoje brinco, me alimento, faço terapia de grupo. Eu pesava 86 kg e em 1 ano cheguei a 79 kg. Não posso apontar o dedo pra ninguém aqui dentro, pois são meus anjos da guarda. Aqui sou muito feliz” – Maria de Lourdes Gaspar, 62 anos.

maria-de-lourdesMaria de Lourdes Gaspar (dir) e sua filha Rita

Eu tinha sido diagnosticada com hérnia de disco e o médico me mandou emagrecer. Já perdi 5 cm de novembro pra cá, com isso me sinto muito feliz. Fazemos coisas novas todas as semanas. A gente sozinha, fica de canto, no meio do pessoal é diferente, por isso não falto. Depressão pra mim não existe, pra quem põe coisa boa na cabeça e tem fé em Deus” – Miriam Aparecida Oliveira do Prado Vanderlinde, 53 anos.

mirian-aparecidaMiriam Aparecida Oliveira do Prado Vanderlinde

Quero agradecer à agente Débora que me convidou e também à Laís. Estou no grupo desde Outubro, cheguei tomando remédio para depressão, através dos encontros deixei de sentir necessidade destes medicamentos. Agradeço a Deus pois perdi peso, durmo bem a noite toda e acordo sem dor. Fico muito contente com as atiidades que fazemos” – Evanir Terezinha Bahls, 65 anos.

evanir-terezinhaEvanir Terezinha Bahls

Quero agradecer à Laís por não desistir da gente. Eu melhorei bastante e preciso agradecer a todas que tem acompanhado este crescimento” – Tânia Meneghetti.

Para maiores informações, os interessados em somar ao grupo Corpo Ativo, os encontros acontecem todas as segundas e sextas-feiras das 08:00 às 09:30 na UBSF de Pirabeiraba. Moradores de outros bairros podem se informar nas UBSF locais, sobre atividades semelhantes.

Redação Viva Pirabeiraba
por Maria Cláudia Bergmann

COMPARTILHAR

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here