Fundação 25 de Julho recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Joinville

1

Na quarta-feira (30), às 19h30, a Câmara realizou sessão especial para homenagear várias entidades. Ao falar sobre os trabalhos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, o vereador James Schroeder (PDT), relacionou a história da Fundação à história da cidade. Schroeder, que já trabalhou na Fundação, observou que a transformação de uma colônia agrícola em uma cidade industrial e ao consequente êxodo rural levou à necessidade de criação de uma instituição para aprimorar o trabalho dos agricultores na época.

Schroeder destacou, ainda, que o aspecto rural não é o único trabalhado pela Fundação, observando também a realização de eventos e treinamentos para o turismo rural. “Em que pese seu pouco peso econômico, as atividades rurais seguiram se desenvolvendo no município”, disse o parlamentar.

O atual presidente da Fundação, Valério Schiochet, aproveitou seu momento de fala para destacar que, se em outros tempos o modelo era o da revolução verde, atualmente a prioridade é o modelo de pequenas propriedades rurais, com plantações mais voltadas para a alimentação orgânica.

Criada há cinquenta anos, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho tinha como objetivo incentivar a permanência do agricultor no campo, em uma época na qual o êxodo rural era uma tendência forte. Inspirada nos centros de treinamento rural mantidos à época pelo governo estado, a Fundação desenvolve desde então treinamentos para os jovens do campo.

A instituição desenvolveu e disseminou técnicas voltadas para a plantação de arroz e banana, para a criação de gado de leite e de corte e para a piscicultura de água doce, atividade na qual a Fundação acumula prêmios na qual se tornou referência estadual.

A Fundação também possui foco na produção artesanal de alimentos e estimula o consumo de produtos da zona rural joinvilense. Nas décadas de 80 e 90 a Fundação prestou apoio às associações e cooperativas de produtores rurais da cidade.

A homenagem foi proposta pelo vereador James Schroeder.

Com informações da Câmara de Vereadores de Joinville
COMPARTILHAR

1 Comentário

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here