Ciclistas homenageiam Emerson Camargo e reivindicam mais segurança no trânsito

0

No domingo (31), mais de 20 grupos de ciclistas de Joinville e Garuva, totalizando cerca de 400 pessoas, compuseram a “Pedal Manifestação – Por mais Segurança no Trânsito”, em homenagem ao ciclista Emerson Camargo (45 anos), que morreu no domingo (24), atropelado no acostamento da SC 418 em Pirabeiraba.

 O evento contou com o apoio de vários órgãos de trânsito e da família enlutada. Juntos, acompanharam a instalação da Ghost Bike (Bicicleta Fantasma). Esta ação é mundialmente conhecida como memorial em homenagem à ciclistas que perderam a vida e um alerta aos condutores de automóveis, para atentarem aos ciclistas não como um abstáculo, mas como uma pessoa que tem família, amigos, filhos, amores e sonhos.

De acordo com Edgar Miranda do Grupo Garuva Bike Club, Emerson era o mais experiente do  grupo da cidade de Garuva, onde residia: “Sempre muito cuidadoso, orientava e sinalizava como andar de forma segura na estrada.  Ele era ciclista de toda a região, por isso esta mobilização e consternação tomou conta no meio das bikes.  Ele está fazendo muita falta, será sempre um dos nossos“, finaliza.

Segundo Roberto Andrich, líder do Movimento Pedala Joinville (MPJ), em 2015 houveram 13 mortes de ciclistas por atropelamento e só neste ano, já são 5  e explica: “Estamos reivindicando com esta manifestação, principalmente mais fiscalização nas ruas, porque leis a gente tem, mas as pessoas não cumprem, não obedecem os limites de velocidade, não respeitam quando tem um pedestre ou alguém mais frágil à sua frente. A gente precisa de punição exemplar, para que as pessoas aprendam a conviver umas com as outras”, alerta Andrich.

manifestacao-ciclistas-sc-418-pirabeiraba-05-w“Estamos reivindicando principalmente mais fiscalização nas ruas”
Roberto Andrich, líder do Movimento Pedala Joinville (MPJ)

Edna Camargo viúva de Emerson, classificou o tempo vivido ao lado do esposo, como “Uma linda história de amor“, e que o mar, correr e o ciclismo eram uma  de suas maiores paixões. – Infelizmente num domingo de manhã ele levantou, fez o café, foi lá e me deu um beijo e colocou uma foto escrito: “Partiu pedal”…  Eu não tenho ódio, tenho pena… Saudades e vontade de lutar por vocês que ficam. É ano eleitoral e eu vou lutar por respeito no trânsito, nós não podemos nos calar. Queria que vocês orassem pelos nossos jovens, pelas pessoas que ainda não entenderam que não se deve beber e dirigir. E só Deus pode nos consolar, só Deus… Deus abençoe a cada um de vocês e os proteja cada vez que saírem para pedalar. Obrigada a todos – concluiu.

O pastor Fábio Camargo, cunhado da vítima afirmou: “A  Palavra de Deus (referindo-se à Bíblia), trará conforto a todos que estão aqui“. Leu então Provérbios 4:23 – Cuide do seu coração, porque toda a sua vida depende dele. E Mateus 15:19 – Do coração do homem que vem os maus pensamentos… “O único culpado é o coração do homem, quando Cristo não governa, por precisar de coisas que prejudicam outros, para se divertir…. O Emerson fazia o que ele gostava no dia que sua vida foi ceifada. Queremos justiça como família sim, pra que outras famílias não sofram o que estamos sofrendo“. Na sequência, Orou para que o causador do acidente tenha um encontro com Cristo e que venha o alívio para a dor dos familiares. Que haja disciplina e mudanças. Finalizou com uma questão para se pensar: “O que tenho feito para  me divertir?“.

manifestacao-ciclistas-sc-418-pirabeiraba-10-w“A  Palavra de Deus trará conforto a todos que estão aqui”
Pastor Fábio Camargo, cunhado da vítima

Redação Viva Pirabeiraba
por Maria Cláudia Bergmann

COMPARTILHAR

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here